Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) prevê um aumento de 64% de ocupação nos hotéis brasileiros e, ainda, um investimento de mais de R$ 4 bilhões no setor durante os próximos quatro anos.
Com tanto investimento, será que a gestão do seu empreendimento está pronta para acolher esse crescimento?
De uma boa gestão hoteleira depende o sucesso dos empreendimentos do setor. É necessário criar boas estratégias para competir e se destacar entre os concorrentes.
Vamos te dar 8 importantes dicas para se destacar e alcançar o sucesso. Veja!
Gestão financeira
Sem dúvidas, um dos fatores determinantes para o sucesso e saúde das empresas é a gestão financeira. Quando ela não anda bem, todos os outros processos são afetados.
Investigue o custo do serviço que oferece e verifique se o preço de venda é competitivo. O que pode ser agregado para estar acima da média e, assim, atrair mais hospedagem?
Dedique tempo para registrar e analisar todas as entradas e saídas financeiras com precisão para, assim, poder planejar a utilização dos recursos.
Recursos Humanos
Os recursos humanos na hotelaria prestam serviço diretamente ao elemento humano, os hóspedes. Mas qual a qualidade na prestação de serviço do seu hotel? Essa resposta é medida através da experiência que seu hóspede leva da estadia.
Por ser uma avaliação muito subjetiva e particular, não é possível ter um controle exato de como a forma que se presta o serviço é experimentada pelo hóspede.
A Gestão de Recursos Humanos na hotelaria deve buscar, ao máximo, proporcionar as melhores condições de acolhimento e alinhamento das expectativas dos hóspedes ao que é oferecido pelo hotel.
Infraestrutura
A primeira impressão é a que fica! Nós usamos tudo o que está disponível para dar sentido às experiências. Causar uma boa impressão é uma estratégia importante para uma gestão de excelência na hotelaria.
A infraestrutura é um dos quesitos mais frequentemente avaliados em sites como Trip Advisor. A manutenção preventiva é essencial para otimizar a vida útil das instalações e gerar uma boa imagem para o hotel.
Nenhum hóspede quer encontrar uma estrutura depreciada. Em gestão hoteleira, infraestrutura não é custo, é investimento.
Visibilidade
Quer ser encontrado por seus hóspedes? Invista pesado no marketing, a presença digital é imprescindível para garantir que seus hóspedes conheçam sua marca. Explore o potencial das redes sociais!
Certifique-se de oferecer a melhor experiência para que seu hóspede, estando satisfeito, seja também seu propagador.
Sustentabilidade
Economia e boa impressão. Investir em práticas sustentáveis traz benefícios diretos para o setor hoteleiro. O uso de produtos ecologicamente corretos e a aposta em medidas que diminuem os impactos ambientais podem, além de tudo, ser uma grande estratégia de marketing. O emprego de recursos financeiros na sustentabilidade deve ser considerado um investimento a longo prazo.
Feedback e retenção
Seu sucesso depende, diretamente, da experiência que seus hóspedes têm da estadia em seu hotel, assegure-se de saber o que eles estão falando.
Aposte em pesquisas de satisfação e leve a sério as críticas recebidas. Essa é uma oportunidade de buscar o crescimento e a excelência.
Garanta que as avaliações positivas e negativas feitas em sites de busca sejam, devidamente, respondidas. Mostre que você se importa e maximize as possibilidades de que ele retorne e, mais do que isso, ofereça vantagens.
Serviços
Nem só de diárias vive um hotel. Busque oferecer serviços acessórios com qualidade. Restaurante, room service, centro de eventos, lavanderia, lojas, agência de viagens, podem ser a oportunidade que você precisa para aumentar suas possibilidades de venda e, consequentemente, a rentabilidade do empreendimento.
PMS
Por fim, mas não menos importante, é preciso pensar numa forma de reunir os mais diversos aspectos da gestão hoteleira num único instrumento. Profissionalize a gestão do seu hotel e otimize as rotinas.
Conte com um PMS robusto e completo que possa agregar valor ao seu dia a dia administrativo. Busque a máxima produtividade e eficiência no gerenciamento.
Comments